Será que a inteligência artificial pode escolher nosso skincare?
Oi, Boni! Acaba de chegar a nossa newsletter de sexta-feira, um cantinho para atualizações sobre o mundo da beleza. E se perdeu a edição passada, corre aqui para descobrir “o que faz a Glossier ser tão especial”.
Se você já achava as máscaras de luz vermelha uma coisa de alta tecnologia, se prepare e venha conhecer um perfume feito sob medida com inteligência artificial.
A Noteworthy tá botando pra quebrar com um algoritmo de "descoberta de fragrâncias". Ele analisa suas experiências de vida, suas preferências e até personalidade para oferecer recomendações individuais, como um serviço que utiliza inteligência artificial (IA) e ciência de dados para revolucionar a escolha do seu perfume favorito.
Sabe aquela coisa do cheiro do lugar onde você cresceu, o cheiro do livro velho na casa do seu tio, o aroma do bolo que a sua vó fazia? Então, a dinâmica é a seguinte: a pessoa responde a um quizz online, depois por $24 dólares recebe um kit com amostras de fragrância em casa, testa, escolhe sua fragrância favorita e pronto! Eles criam um perfume exclusivo, feito nada mais nada menos, pelos tops perfumistas da Givaudan. Chique, né?
Mas por enquanto as entregas dessas fragrâncias exclusivas feitas por IA não chegam ao Brasil. Uma pena.
Nesse sentido de personalização de experiências de consumo, é como se cada compra fosse uma experiência única, adaptada aos nossos gostos e desejos. Nada de fórmulas prontas, é tudo sobre o "feito pra mim". Alguns teóricos (opa, chegou a acadêmica) destacam que a personalização acaba sendo muito maior do que o ato de escolher; é uma complexa organização de significados, onde a gente se expressa pro mundo e reforça a identidade por meio de nossas escolhas.
Só que agora essa busca por singularidade torna-se uma jornada guiada por algoritmos inteligentes e realidade aumentada. O perfume pode até ser a última novidade, mas em 2020 o Google já brilhava no campo da realidade aumentada (AR) na beleza. Agora, além de testar cores de batom virtualmente, você pode se ver com diversos tons de cabelo e experimentar bases com as novas ferramentas disponíveis na plataforma.
Falando nisso, esse vídeo circulou no nosso grupo e ficamos c-h-o-c-a-d-a-s.
Mas como tornar essa experiência ainda mais inclusiva? Já tem gente pensando e falando sobre o assunto!
Essa matéria do Refinery29 explica o caminho evolutivo do mecanismo de busca inclusivo e tecnológico do Pinterest, que é esse lugar maravilhoso onde às vezes a gente vai se refugiar e buscar referências. Em 2021, a plataforma realizou uma pesquisa de padrões de cabelos e, graças a ela, hoje quando você faz uma busca sobre o tema, a plataforma oferece seis tipos de texturas diferentes. A "detecção de objetos baseada em visão computacional" permite ao Pinterest a identificação de padrões de cabelo em mais de um bilhão de imagens, tornando a busca por inspirações e referências muito melhor.
Essa mudança é positiva por vários motivos. Em primeiro lugar, ela reflete a realidade da diversidade capilar existente. Além disso, proporciona um ambiente mais inclusivo, onde pessoas com diferentes tipos de cabelo podem encontrar representação em suas características naturais. Ao mostrar uma gama mais ampla de texturas de cabelo, o Pinterest não apenas aprimora a experiência do usuário, mas também contribui para uma narrativa cultural mais inclusiva, desconstruindo padrões de beleza.
Claro, baby steps. Mas todas situações destacam a capacidade da tecnologia de compreender e atender às necessidades individuais, moldando as interações online de maneira mais personalizada. No contexto do perfume, isso significa oferecer sugestões que se alinham ao gosto pessoal de aromas de cada pessoa. Na experiência de busca inspiracional e de compras de beleza online, significa apresentar informações e produtos que são mais relevantes para os interesses específicos de cada usuário.
Essa busca pela personalização na Internet deve impulsionar gigantes a repensarem seus sistemas, e isso faz com que a gente comece a olhar sobre como a inteligência artificial contribui para tratamentos exclusivos, reconhecendo a individualidade de cada pessoa. Já que a tecnologia tem invadido nosso mundo de beleza, a inteligência artificial não apenas pode escolher seu skincare para você, como também está fazendo muita coisa acontecer no mundo da beleza. Estamos ansiosas para saber o que mais vem por aí e contar por aqui. E vocês?
GIRO DE NOTÍCIAS
Enquanto a inteligência artificial não assume o controle por aqui, ainda temos os nossos posts de beleza, com produtos, tendências e muito mais pra você conferir!
Produtos para sobreviver a queimaduras solares - leia aqui
Glossycore: os mais mais pra você entrar na trend - leia aqui
Produtos para quem queria estar de férias - leia aqui
Os posts que não receberam o destaque merecido esta semana, mas que definitivamente merecem sua atenção:
Tudo sobre óleo de melaleuca - leia aqui
Onde investir seu 13º - leia aqui
Febre do TikTok Cherry Cola Lips - leia aqui