Por Gi Ferrante
Se você esteve no Brasil nos últimos dias, é provável que tenha suado muito. O suor é um processo natural do nosso corpo, que ajuda a manter a temperatura quando estamos expostas ao calor ou praticamos exercícios. Ele pode aparecer também em situações estressantes, já que é um mecanismo para resfriar a pele, que ao evaporar diminui a energia térmica do corpo, nos refrescando.
Fazer exercício até ficar toda suada é uma delícia, mas será que o suor impacta na saúde da nossa pele? Movidas por essa dúvida (e algumas outras), conversamos com a dermatologista Daniela Pimentel para investigar mais sobre o suor e responder a pergunta de um milhão: devo fazer skincare antes ou depois da academia?
Apesar da transpiração ser um mecanismo natural do nosso corpo, ficar com o suor muito tempo na pele e no cabelo pode não ser tão interessante. Isso porque "existem até algumas patologias, como alguns tipos de micose, que pioram quando a gente fica muito tempo suado. Se transpiramos muito, e a região fica quente e úmida, isso favorece o desenvolvimento de fungos, que são os causadores da micose", explica a Dra. Daniela, "depois da transpiração excessiva na academia, o ideal é que a gente tome banho em seguida".
Uma curiosidade: as glândulas sudoríparas se dividem entre dois tipos, as écrinas, que são ativadas pelo aumento de temperatura e estão espalhadas em todo o corpo e produzem um suor geralmente sem cor, sem cheiro e composto em sua maioria por água e aminoácidos, e as apócrinas, que se concentram em áreas como axila, região genital e couro cabelo, e podem ser ativadas também pelo estresse. Apesar da quantidade de suor produzido por elas ser menor, ele é rico em proteínas e lipídios, composição que atrai as bactérias que causam odores corporais desagradáveis e deixam as roupas com manchas amareladas.
Agora, se você percebe a sua pele mais oleosa - ou com mais acne - quando a temperatura aumenta, isso não é culpa do suor. "A transpiração não está relacionada à acne", esclarece a dermatologista. "A acne é uma doença imuno-inflamatória da glândula sebácea. A transpiração é dada pela glândula sudorípara. São dois tipos diferentes de glândulas".
Na prática, o que acontece é que a temperatura mais alta estimula a produção de sebo, deixando a pele mais oleosa e mais propensa ao surgimento da acne. Ainda assim, convém tomar um banho depois de suar pelo motivo que você leu acima.
Boni maromba, a pergunta que não quer calar: como fica meu skincare para treinar?
Se você treina pela manhã, a Dra. Daniela recomenda fazer um skincare mais básico antes do treino, priorizando o protetor solar, e um mais elaborado depois do banho, para seguir com ele agindo na pele durante o dia.
Se você treina à tarde, o ideal é fazer o seu skincare completo pela manhã e repetir todo o skincare novamente depois do banho. À noite, é só fazer a sua rotina noturna normalmente depois do exercício.
Suar, definitivamente, não é um problema, mas se o suor for excessivo ou ocorrer mesmo quando não houver aumento de temperatura ou situação de estresse, é melhor procurar um médico. O mesmo vale se o cheiro for muito forte e incômodo. As duas questões têm solução e você não precisa sofrer com elas.
Mudando de assunto e falando de maquiagem, Jana Rosa tem mais um post te esperando no blog da Renner. Agora, ela conta tudo sobre a nova linha Glow de Alchemia, que tem paleta, iluminador em bastão, iluminador corporal e muito mais para você ficar iluminada e radiante. Vem conferir as dicas e os favoritos da chefe.