Se eu fiquei sumida tanto tempo dessa newsletter é porque eu tava surtando. Quem eu vou enganar? Já escrevi e reescrevi esse texto tantas vezes, que até já superei tudo que tinha pra contar nessa novela mexicana que é o Instagram bloqueando a Bonita de Pele.
Será que cabe aqui mais um resumo desse novelão? Vamos lá! Faz mais de um mês que perdemos a maioria das funcionalidades das nossas contas (@bonitadepele e @boni.club), e só agora estamos conseguindo ~às vezes~ postar feed e stories, mas quase ninguém consegue nos marcar, taguear e interagir com a gente. Algumas pessoas recebem um recado avisando que o conteúdo será removido porque falaram da Bonita e do boniclub, outras recebem até um aviso dizendo que podem perder suas contas por mencionarem a gente, as proibidonas do instagram vieram com tudo.
É meio chique ser barrada pelo instagram em 2021, né? Por mim esse já seria o fim da nossa relação tóxica em busca de engajar, nesse algoritmo ingrato que muda toda hora. Mas vamos ser sinceras? Todos os comércios online, páginas e sites de conteúdo dependem do instagram hoje. TODOS. Até a Bottega Veneta, que saiu do instagram fazendo a misteriosa do mundo da moda, só conseguiu fazer isso porque tem milhares de ricas e fãs, postando, compartilhando, tagueando seus looks e fazendo propaganda de graça, o que vai garantir desejo e vendas eternas.
Então pra te explicar como esse block do instagram afetou o trabalho da nossa equipe, imagine uma comunidade de beleza, baseada em troca de informações, onde a informação não pode mais ser trocada e o conteúdo não chega mais nas pessoas. Imagine uma loja online, que as pessoas compram o produto e não conseguem mais falar com a loja e nem postar a experiência de receber qualquer coisa da loja, com o perigo de perder a sua conta. RIP minha saúde mental.
Que isso sirva de exemplo pra nós, e pra você também, do quanto a gente colocou absolutamente tudo na mão da rede social do Markito. A nossa autoestima, nossa vida profissional, nossa vida social, nossas relações e o nosso tempo. Só pra citar algumas coisas que estão diretamente ligadas ao uso do instagram hoje.
Isso não tá meio insano?
Não sou uma completa maluca que só pensou nisso depois de virar proibidona. O site do boniclub, a bonibox, o site da Bonita, essa newsletter, foram coisas que sempre pensei em desenvolver pra sair um pouco da mão dele. Mas ainda assim, eu e toda a torcida da Lady Gaga em House of Gucci, dependemos do instagram pra pagar nossas contas e as contas de outras pessoas. 100% insano.
Ah, e não tenho a resposta do que podemos fazer! Estou vivendo dopada desde que percebi que criei uma comunidade em uma plataforma que quer me deixar mais muda que a Hello Kitty. Então que essa introdução de newsletter sirva pra duas coisas:
1- te alertar pra não deixar as suas coisinhas tão na mão desta rede social.
2- te contar que agora a Bonita vai chegar no seu email. Com notícias, matérias e links de beleza inéditos e feitos pra você ler.
Óbvio que não vou fazer a Bottega e ir embora do instagram, não sou tão doida assim. Afinal, ninguém pode citar a Bonita de Pele e o boniclub, então como falariam das bandidonas da net? A gente continua na rede social, só que agora o nosso conteúdo vai chegar primeiro por aqui, diretamente pra você e em um formato mais indie. O que é meio trendsetter, porque vai ter show dos Strokes no Lolapalooza e, se o emo voltou, o indie também vem aí com tudo.
Que tal dicas de como cortar o seu cabelo estilo mullets e compartilhar sua rotina de skincare no Myspace?
Pra continuar com a gente é só gritar SIM aí na sua casa. Pra partir pra outra é só se desinscrever dessa lista.
Aqui vamos falar de skincare, make, cabelo, autoestima, bonibox, ranking de melhores produtos do boniclub, resenhas dos melhores produtos pra pele e o que mais você sugerir aqui no nosso Telegram.
O que o skincare uniu, Mark Zuckerberg não separa!
xoxo,
Jana Rosa
Ela é italianah
Se prepara, porque com a volta dos cinemas e a Gaga em House of Gucci, a gente vai enlouquecer. Você já tá obcecada pelos looks dela na divulgação e por tudo que envolve esse filme?
Eu e minhas amigas, Lais e Manu, estamos vivendo pra esperar a estreia de House of Gucci. A Lais (que também é a CEO chefona do boniclub) já tá lendo o livro, e a Manu (Barem, amada e aclamada) já incorporou sua personalidade Stefani Germanotta.
Lista de coisas que vão acontecer quando House of Gucci chegar nos cinemas:
1- Vamos querer usar Gucci Beauty, que aliás tem as embalagens mais lindas e as campanhas mais legais.
2- Vamos sonhar com uma botona Gucci pra ir no cinema de lookão. Queria ser a Magá, que vai assim na padaria em uma manhã normalzinha.
3- Até o nome do nosso cachorro a gente vai querer que seja Gucci (quem nunca?).
4- Vamos virar Little Monsters de novo.
5- Vamos ouvir Blondie no repeat, caso você ainda não faça isso. Olha esse trailer!
Bonifriday > que outras fridays!
Você sabe que a bonibox é nossa caixa de beleza, cheia de produtos incríveis pra testar e conhecer. Ela é sucesso e uma ideia muito legal pra você que quer testar novidades, clássicos do skincare ou ter uma experiência delícia de se cuidar em casa.
Caso você queira testar a sua primeira bonibox, a gente tá com promos super legais no site do boniclub. São descontos progressivos de 15 a 25%, pra você investir na sua caixa e nos moletons da Bonita de Pele, que vão protagonizar looks ótimos no inverno do ano que vem (ou se você ganhar um sorteio pra férias em Bariloche em breve).
Clica aqui pra aproveitar nossa bonifriday, que foi feita com muito carinho!
O que eu queria ter aprendido sobre cuidar da pele MUITO ANTES
Quando março chegar - e eu já considero que março é amanhã - a Bonita de Pele fará 4 anos e eu serei uma veterana do skincare. Cheguei aqui pra aprender e investigar sobre beleza, mas hoje sei até o que a Vitamina C faz bem decoradinho! Então acho que tudo bem compartilhar esses ensinamentos que acumulei:
PROTETOR SOLAR
Essa todo mundo sabe, vai? Mas porque ainda assim acabamos esquecendo dele alguns dias? O protetor é minha obsessão desde os 12 anos, mas ainda assim é só acordar 15 minutos atrasada que acho que tudo bem ignorar que ele existe. Atenção: lá na frente a gente vê que ele fez TODA a diferença. Se eu soubesse disso antes, teria aplicado mesmo quando acordei atrasada ou de ressaca, mas ainda tá em tempo!
FRITAR A CARA NO SOL
É proibido por dermatologistas, com toda razão, e não faça isso jamais. Mas se eu soubesse que aconteceria uma pandemia, eu não teria me privado de algumas férias vidaloka, porque a vida é uma só. Talvez fritar no sol de vez em quando, mas com protetor solar? Não conte pra sua dermatologista que você lê essa newsletter, apenas curta sua vida sempre que possível.
*Mas use protetor solar e tente evitar o sol nos piores horários.
ENCONTRE SEU ATIVO E SEJA FELIZ
O mais legal do skincare é que você pode conhecer o que os ativos fazem, pra entender os ácidos, a Vitamina C, a Niacinamida e muito mais, e assim investir nas coisas que realmente vão te deixar mais gata. Tem vários conteúdos no instagram da Bonita ensinando, mas tem na internet inteira pra olhar! As próprias páginas e sites das marcas ensinam muito, as resenhas da Joyce Kitamura são tipo aula de química, e todo mundo que trabalha com skincare vai te explicar o tempo inteiro o que um santo Retinol faz, então aproveita isso pra descobrir o que você tem interesse em usar.
Quanto mais você entender os ativos e o que aquele produto faz, mais fácil vai ser pra se organizar e investir em uma bonibox, produto ou lançamento de beleza.
Testar produtos diferentes também ajuda nesse processo, e nós fizemos a bonibox pra isso (alô, alô, esse mês ela vai ser especial pra quem quer testar ácidos e ativos #prontofalei!), porque assim você vê na prática o que sua pele gosta.
Minha pele, por exemplo, AMA glicólico, prefere ácido hialurônico na versão sérum, venera niacinamida e pira em ácido salicílico, mesmo ele não sendo tão indicado pra mim. Mas eu só sei isso porque entendi o que eles faziam e fui testando, hoje em dia já sei pela fórmula e textura se um produto vai dar match comigo, tipo uma mãe Dinah do skincare.
SE HIDRATE POR COMPLETO, O TEMPO TODO
Ai, que difícil! Mas pelo menos tente, né? Eu queria ter me avisado isso antes, porque não hidratava a região dos olhos e isso faz toda a diferença. Minhas dermatites eternas no corpo também acalmam muito quando a pele tá protegida (hidratada é igual protegida). Garrafão de água nem vou falar, porque sou zoada por andar com a minha de 50 litros por aí.
PESCOÇO DEMÔNIO
Aqueles papos de tia avó que o pescoço é o primeiro lugar a aparecer o tempo, blá blá. Tudo verdade! Só que as tias avós não tinham celular e computador, então nem conheceram o tech neck! Esse é o nome que deram pras linhas do pescoço que ficam muito marcadas em pessoas que passaram uma vida olhando pra baixo. Se eu soubesse não teria ficado tantas horas no chat do UOL e nem vendo stories conceituais do crush pra tentar comentar uma foto aleatória e puxar assunto. Fica a dica se você é gen Z, pendure o celular no teto pra olhar pra ele e aprenda a paquerar na vida real agora que se vacinou.
NUNCA É TARDE PRA COMEÇAR
Já contei várias vezes na Bonita como vi a pele da minha mãe mudar na pandemia. Ela é uma mulher de 63 anos, que só começou a cuidar da pele com atenção em 2020 e ficou muito mais gata depois disso. Quando minha mãe começou a limpar o rosto direitinho, hidratar, usar vitamina C, sérum de tratamento e protetor solar, a textura, o glow e a aparência da pele dela mudaram MUITO. O único problema é que agora ela fica me pedindo Shiseidos e Caudalies como se eu fosse uma dealer de cremes. Não tá barato pra mim ter uma mãe bonita de pele.
MUSCULAÇÃO (E EXERCÍCIO)
Se eu pudesse voltar na cápsula do tempo e me dizer apenas alguma coisa, seria essa! Também me avisaria sobre a pandemia, é claro, e teria vivido mais intensa que o Keith Richarda até 2019. Só que diria pra baby Keith Richards que ir pra balada 3 vezes por semana não conta como vida fitness mesmo. Faça exercício pra se sentir bem e musculação pra sua saúde, porque a flacidez VEM. É o caos!
Santo Retinol
Olha tudo que ele faz na pele: trata rugas e linhas finas, estimula a produção do colágeno, melhora a textura da pele, a acne, a aparência dos poros e dá aquela uniformizada, além de firmeza. Retinol é um caminho sem volta, porque ele entrega muitos benefícios e dá o nome mesmo. Só que dá medo quando a gente fala dele, porque tem um negócio de renovação celular e de "será que pode na pele sensível ou seca?", mas hoje em dia tem várias versões dele no mercado, inclusive compatíveis com a pele sensível.
O que aprendi com dermatologistas: consulte sempre dermatologistas, principalmente antes de usar um ácido.
Também aprendi a aplicar um hidratante antes dos ácidos (vários minutos antes). Não vacila, faça tudo certinho nessa hora, não faça como eu que contei ao vivo na live com a Creamy que tinha usado o Retinol à noite e saído sem protetor na rua naquele dia. USE PROTETOR SOLAR SE ESTIVER NUM TRATAMENTO COM RETINOL. Use protetor solar todos os dias, eu fui demitida da Bonita de Pele depois disso.
Essa live foi muito legal, porque era pra contar do lançamento do Creamy Roxinho, o aguardado Retinol. É muito legal fazer live com o Dr. Luiz Romancini, que é dermatologista e um dos fundadores da Creamy, porque ele vai explicando tudo sobre o desenvolvimento e sobre o novo integrante da turma, mas esse evento foi mais especial ainda porque foi com a Joyce Kitamura, a fera do skincare.
Aproveitando pra dizer que:
O Pedro, também conhecido como Cosmeasia, fez vários posts sobre Retinol. Como adoro as explicações dele vou linkar um dos posts aqui, mas vale a pena ver tudo!
FIM!
Voltamos na próxima newsletter da Bonita de Pele x boniclub. Enquanto isso fica o convite pra você ver um dia no nosso escritório e uma visita incrível da Too Faced por lá. O Thiago Borsari, que é o treinador da marca, levou TODOS OS PRODUTOS no nosso QG em construção, e explicou sobre a história de cada um. Um perigo assistir porque dá vontade de viver em um mundo rosa com iluminador de estrela cadente.
Já amei!!! Sou 100% time emails!