Basta colocar os pés para fora de casa para se sentir num forno, ou às vezes basta apenas estar em casa. As ondas de calor estão aí e, mesmo nascidas e criadas em um país tropical, estamos sofrendo. Nessa hora, vale tudo: mais banhos por dia, sombra e água fresca, cabelo preso longe da nuca, roupas frescas e, se você ainda não tem a sua, encontrar uma amizade que tenha piscina.
Embora essa onda de calor esteja indo embora, outras ainda virão – e não somos nós que estamos dizendo, são os institutos de meteorologia. Por isso, hoje chegamos aqui com um guia prático de passos que podem ajudar a amenizar o sofrimento nesse calorão. E para isso pedimos ajuda da Dermatologista Helua Gazi e da Nutricionista Marina Nogueira, do @nãocontocalorias. Vem conferir!
1. Já bebeu água?
É comum a gente chegar ao fim do dia e se dar conta de que bebeu muito menos água do que deveria, né? Mas nesses dias de calor é melhor ficar atenta. Há quem jure que ter um garrafão e levá-lo para todos os lugares é uma ótima saída para se manter hidratada, outras pessoas preferem garrafas térmicas ou copos fofos com canudo. Seja qual for a sua escolha, beba água.
"Falamos de uma média de 1,5 a 2l de água por dia (para uma pessoa adulta), e beber sempre que tiver sede", explica Marina, "É importante também consumir frutas para garantir os eletrólitos que perdemos no suor e no xixi – outra alternativa seriam os sucos, a água de coco e os isotônicos, principalmente para quem faz atividades físicas e/ou transpira muito no calor.
Evitar o excesso de álcool e de cafeína também é uma saída, pois essas duas substâncias têm um efeito ‘desidratador’ (a cafeína, sobretudo, para quem é mais sensível a ela)."
Sim, é isso mesmo. Aquele hábito brasileiro de tomar um cafézinho (ou vários) mesmo no calorão pode nos prejudicar.
2. Atualizando a nécessaire
A gente fala disso sempre, mas agora mais do que nunca é importante reforçar o protetor solar, é ele quem vai proteger a sua pele de queimaduras, envelhecimento precoce e doenças como câncer de pele. Fórmulas leves e anti oleosidades podem ser as suas maiores aliadas para manter o visual no lugar. Recentemente, duas novidades chegaram pra nos ajudar: a Eucerin lançou o Sun Oil Control Creme-Gel, com FPS 60 e efeito matificante de longa duração, e a NIVEA apresentou o Sun Beauty Expert Facial Controle de Oleosidade FPS 60 com fórmula oil free e toque seco. Além de aplicar (e reaplicar) no rosto, é importante aplicar também em outras regiões que ficarão expostas ao sol, como pescoço, orelhas, mãos e colo.
A Dra. Helua também indica apostar em hidratantes a base d'água e não oleosos, "eles têm veículo aquoso e isso é muito bem vindo nesse tempo quente e seco", explica ela.
Outra grande aliada é a água termal, que refresca imediatamente e ajuda a acalmar, suavizar e hidratar a pele. Inclusive, a dermato dá a dica de manter sua água termal na geladeira para um efeito ainda mais refrescante.
Agora, se você tem franja, que tal um shampoo a seco para manter a oleosidade dos fios controlada, principalmente se você tem franja. O EIMI Dry Me da Wella Professionals absorve a oleosidade do cabelo e deixa uma textura maléavel, enquanto o Match Agente Antioleosidade de O Boticário traz uma sensação de frescor prolongada e dá volume aos fios.
Se no seu caso vestidinho leve pro verão é igual a assadura nas coxas por conta do atrito, um creme anti atrito vai bem também. Existem opções em bastão, como o Pink Cheeks Redless ou em creme, como o Nativa SPA Ameixa Dourada de o Boticário. Além de serem usados nas coxas, eles também podem ser usados nos ombros, para evitar o atrito de bolsas e mochilas, nos pés, para ajudar com aqueles sapatos que machucam, ou outras áreas que você precise proteger.
E atenção:
"Se você usa ácidos e tem uma rotina não climatizada ou tem um longo período de atividade ao ar livre, é melhor suspender o uso, apostar nos protetores e pedir orientação para sua dermatologista sobre como proceder", alerta a Dra. Helua.
3. Cuidado com o exercício físico
Longe de nós dizer para as bonis maromba ficarem longe da academia. Mas vale prestar atenção no horário e intensidade do exercício. Prefira fazer o seu treino pela manhã ou após o pôr do sol, quando a temperatura tende a ser um pouco mais baixa. Faça mais pausas durante os exercícios e, se perceber a sua pressão baixando, dê aquela deitadinha e ponha as pernas pra cima.
4. Deixa essa oportunidade de ficar bronzeada passar
Acredite, morando no Brasil não vai faltar oportunidade de tomar sol e ficar bronzeada (mesmo esse hobby sendo contra indicado por 10 entre 10 dermatologistas). Com o calorão, é mais fácil perder a mão no bronzeado e, mesmo usando protetor solar, água termal, boné e óculos escuros, pode resultar em queimaduras ou insolação. E, aí, minha gata, é um trabalhão cuidar.
5. Uma alimentação mais leve também pode ajudar
Foi almoçar no restaurante por quilo perto do trabalho e aquela friturinha te brilhou os olhos? Melhor evitar. Marina explica que alimentos de difícil digestão, como frituras, podem sobrecarregar o corpo, que já está usando uma grande parte da sua energia para manter a sua temperatura corporal equilibrada. Segundo ela, "o ideal é preferir alimentos ricos em água, como frutas, legumes e verduras. Dar preferência a preparações cozidas e assadas, que conservam a água dos alimentos, também é uma opção. Além disso, a sensação de comer algo mais ‘pesado’ nos causa mais ainda preguiça que o próprio calor provoca!".
Dicas extras:
Prefira tecidos mais finos, naturais e respiráveis, como linho e algodão. Fique atenta na composição da peça, se ela for de poliéster, vai deixar o seu corpo mais quente.
Se você sua muito nos pés, prefira sapatos abertos. Suor + sapato fechado é um gatilho para o aparecimento de micoses.
Umidificador de ar já, porque com as ondas do calor, vem a secura e a qualidade do ar despenca!
Diretamente do Instagram
Produtos de beleza que merecem um estoque - leia aqui
O batom pink vai voltar a qualquer momento - leia aqui!
Pronta pra adotar o corte pixi? - leia aqui