Niacinamida é pra todo mundo?
a it girl do skincare é um dos ativos favoritos dos especialistas
Com tamanha popularidade, é difícil imaginar que ela também não tenha conquistado um lugar cativo na sua shelfie. Mas, se você não sabe o que é Niacinamida, a gente explica: a vitamina B3 (niacina) é uma vitamina solúvel em água, o que significa que não é armazenada no corpo. Por isso, é importante repor as nossas reservas por via oral, através dos alimentos que comemos (vegetais verdes e ovos são boas fontes), e topicamente, com produtos de skincare. Um outro ponto interessante é que, diferente da Vitamina C, ela não se degrada com a exposição à luz solar ou ao calor, além de não sensibilizar a pele.
Não é à toa que ela é um dos ativos de cuidado da pele mais pesquisados no Google, e com uma longa lista de benefícios, que já vamos comentar. Mas será que a niacinamida é pra todo mundo? Apesar da gente amar o ativo, ficamos com essa questão na cabeça e fomos tirar as dúvidas com o dermatologista Thiago Cunha.
E já começamos com uma boa notícia. Segundo Thiago, a Niacinamida é o ingrediente coringa do skincare, dada a versatilidade, boa adaptação em diferentes tipos de pele e inúmeros benefícios, principalmente quando a nossa pele está tendo acessos de raiva. Em relação a acne, "a niacinamida reduz a atividade da glândula sebácea, e é capaz de reduzir o processo inflamatório das lesões de acne ativa", explica. Isso sem falar que ela também ajuda a iluminar a pele, reduzir a vermelhidão e pigmentação, prevenir linhas finas e manter a barreira cutânea fortalecida.
Quanto aos efeitos na pele, Thiago explica que eles podem mudar de acordo com as concentrações. "O efeito anti-inflamatório, antioxidante e na barreira cutânea, a gente já consegue com 5%. Já na concentração de 10%, conseguimos um efeito seborregulador mais considerável e também o efeito clareador, podendo ser utilizado inclusive em melasmas". Mas atenção, se você curte uma concentração mais alta, como 20%, ele alerta para problemas como irritação na pele. "O ideal é começar com 5% e depois utilizar uma com 10% para garantir todos os benefícios". Já usou uma niacinamida e deu ruim? Pode ser a concentração dela.
Um estudo publicado no International Journal of Dermatology, descobriu que 4% de niacinamida, aplicada duas vezes ao dia durante oito semanas, melhora significativamente a acne. Para o Dr. Thiago Cunha, 5% é a concentração ideal para que a niacinamida seja eficaz e ao mesmo tempo não irrite a pele, principalmente se você tem a pele mais sensível.
Benefícios da Niacinamida
Hidratação: estimula a síntese de ceramidas e ácidos graxos, que ajudam a reter água, promovendo a hidratação da pele e fortalecendo a barreira de proteção
Equilibra produção de sebo: ela auxilia na regulação da glândula sebácea, diminuindo a produção de sebo, além de ter ação anti-inflamatória
Reduz a pigmentação: benefício pouco falado, mas a Niacinamida ajuda a reduzir as manchas na pele, inclusive melasma
Ação antioxidante: poderosa no combate aos radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento precoce da pele
Auxilia as peles sensíveis e sensibilizadas: a Niacinamida pode ajudar a reduzir a perda da água na pele, resultando em uma barreira cutânea mais forte e protegida
Não sabe qual escolher? A redação te ajuda!