Pesquisar muito, ler resenhas, analisar a composição, mandar mensagem pras amigas perguntando para, enfim, comprar aquele cremão ou sérum tão sonhado (ou simplesmente fazer uma compra por impulso depois de assistir um vídeo no TikTok), acontece com todas nós.
Mas, assim como no episódio mais tranquilo de Avenida Brasil, uma shelfie recheada de ativos pode abrigar inimigos, aqueles produtos que não se dão nada bem. E o resultado? A sua pele prejudicada, irritada, sensível, coçando, descascamando ou até com uma crise de acne.
Além da tolerância da pele, existem outros fatores que podem impactar no resultado do skincare, como hábitos diários, uso de medicamentos, questões hormonais e exposição ao sol. Por isso é tão importante consultar sempre dermatologistas.
Então, antes de lavar o rosto e seguir com o seu skincare, vem conferir esse guia prático de ativos que não devem ser misturados.
Retinol + AHAs
Os AHAs (alfa–hidroxiácidos) são esfoliantes químicos que atuam na renovação celular, alguns dos mais conhecidos são ácido glicólico, ácido láctico e ácido mandélico. Essa combinação pode ser perigosa tanto por um ativo inativar ou outro, como por gerar efeitos adversos como irritação e vermelhidão, já que tanto o retinol quanto os AHAs atuam na renovação celular e podem irritar a pele.
Entretanto, existem produtos que trazem essa combinação pronta e que são seguros para a pele por terem uma concentração equilibrada. O perigo está em fazer uma alquimia caseira.
Retinol + Ácido Salicílico
Por ter ação esfoliante, o ácido salicílico acaba potencializando o efeito do retinol, o que, neste caso, é prejudicial porque o retinol sozinho pode deixar a pele sensibilizada e irritada. O resultado dessa combinação pode ser ressecamento excessivo, descamação e vermelhidão.
Retinol + Vitamina C
Os dois são amados por clarear manchas e iluminar a pele, mas juntos podem causar irritação e trazer o resultado oposto, deixando a pele sem viço e avermelhada. Se você ama o efeito dos dois, use a Vitamina C pela manhã e o retinol à noite, já que ele é fotossensível.
Vitamina C + AHAs
Os AHAs causam a diminuição dos queratinócitos, células da nossa pele responsáveis pela síntese de queratina. Na prática, isso quer dizer que eles aumentam a permeabilidade da pele. A combinação dos AHAs com a Vitamina C pode ser perigosa por deixar a pele sensibilizada, porque ela sozinha já tem esse potencial.
Assim como no caso do retinol, se quiser usar os dois, use a Vitamina C pela manhã e o ácido durante a noite.
Vitamina C + Peróxido de Benzoíla
Com ação antimicrobiana e anti-inflamatória, o Peróxido de Benzoíla é um queridinho no combate à acne, mas não é uma boa companhia para a Vitamina C por anular os seus efeitos e oxidar o ativo.
Peróxido de Benzoíla + Hidroquinona
Indicada para a uniformização do tom da pele, a Hidroquinona não deve ser combinada com o Peróxido de Benzoíla porque juntos podem sensibilizar a pele e causar uma sensação leve de queimação, além de endurecimento das áreas tratadas.